Ensino Fundamental I

Nesta etapa é imprescindível a valorização da aprendizagem integral, na qual o aluno deverá ser autor no desenvolvimento da aprendizagem. Para tanto, a escola deve oferecer um ambiente desafiador, ativo, participativo e colaborativo, objetivando o estímulo, a investigação, o diálogo, a experimentação, para que o aluno faça a apropriação gradativa dos conteúdos e dos valores éticos e morais.

Assim, o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) busca desenvolver a formação integral do educando, bem como promover a sua autonomia nos aspectos intelectual, transcendental, afetivo, social e moral, possibilitando a construção de identidade da pessoa humana através de:

Inter-relacionamento com os outros, primando pelo respeito, solidariedade, justiça e ética;
Questionamentos levantados pelo próprio educando a respeito do mundo à sua volta;
Sentimento de segurança pessoal com consciência autocrítica;
Disposição de manter normas de conduta pessoal;
Conscientizar sobre a saúde mental e corporal;
Interação com o meio ambiente.
Vale ressaltar que o Ensino Fundamental é a etapa responsável pelo desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao pensamento crítico e analítico, trazendo diversos saberes a serem sistematizados pelos agentes educativos.